Capacitação aos Educadores

 

Todas as atividades conversam com os campos de experiências da BNCC (2017) e integra,-se às 12 experiências das DCNEI (BRASIL, 2010), onde as crianças irão para o campo do brincar, cantar, tocar, dançar, pintar, interpretar, criar, improvisar, enfim se divertir, inclusive saindo para outros espaços, fora da sala de aula.

Cada jogo, cada brincadeira sempre com novas músicas e diferentes tipos de sons com atividades alegres, usando o corpo, gestos e movimentos, interpretando com traços, sons, cores e formas, todas as brincadeiras feitas para crianças interagir com o mundo, buscando estimular a agir, sentir, pensar e relacionar-se com o seu “Eu, nós e o outro”.

O Educador receberá as orientações pedagógicas necessárias para execução de cada uma das atividades propostas, tendo as ferramentas adequadas para cumprimento dos campos de experiências da BNCC.


Programa Mundo Musical no Piauí

Programa Mundo Musical Piauí

Programa Mundo Musical

Entusiasmo, engajamento e educação prazerosa. Essas três palavras resumem mais uma exitosa ação do Programa Mundo Musical, que ocorreu entre os dias 20 e 23 de outubro de 2015 na capital do Piauí. Estes sentimentos e ações foram colhidos pelo músico e compositor Douglas Luz que, representando a Editora Ludo, esteve aplicando uma das ações do Programa. Naquela ocasião o programa era: O Músico vai à Escola. Mais de 49 escolas estiveram representadas por professores e coordenadores. Este considerável número representa hoje o montante de escolas do estado do Piauí que adotaram o Programa Mundo Musical. Merece destaque também a receptividade e a efetiva participação de pais, alunos e membros da comunidade no encontro de quatro dias.

Uma Revolução na Educação Musical

Teresina foi então a cidade modelo do país a receber o Programa Mundo Musical. Um programa repleto de Serviços e Ações Motivadoras voltadas ao desenvolvimento de uma Educação Musical de alta qualidade e eficiência. O que está sendo feito, na verdade, é uma verdadeira Revolução na Educação Musical das escolas públicas e privadas do Brasil.

Equipe nota 10

Quando um programa é concebido por profissionais renomados e competentes, com vasta experiência teórica e prática, tanto na área musical, quanto na educação de música e, acima de tudo, são apaixonados pelo que fazem, o resultado é a concepção do melhor e mais completo programa de educação musical que existe no Brasil.

Material e Conteúdos em Sintonia com Lei, Escolas e de Excelência Qualidade

Isso fica fácil de evidenciar por uma série de fatores, a começar pela excelência editorial gráfica de todos os livros utilizados no Programa Mundo Musical. Seus conteúdos não ficam por menos. Eles são abrangentes, inovadores, atraentes e atualizados. Foram concebidos respeitando as normas que atendem à Lei 11.769/08. Esta torna obrigatório o ensino de música na educação básica em todas as escolas. Nesse sentido, também houve uma preocupação para que os conteúdos favoreçam a aplicação dos temas transversais e a integração com projetos de diferentes áreas do conhecimento. Da mesma forma, tomou-se o cuidado para que os conteúdos fossem facilmente adaptáveis a realidade de qualquer escola e favorecessem o desenvolvimento de competências e habilidades. Isso garante que o Programa Mundo Musical oportunize a educação musical do futuro e em completa interação com as escolas.

Total Assessoria e Apoio aos Professores

Além de todo esse cuidado com os materiais e seus conteúdos, o Programa Mundo Musical ainda oferece Capacitação Pedagógica e Tecnológica aos professores. Isso é proporcionado porque o compromisso da editora Ludo extrapola a questão da venda de livros. Se existe um comprometimento por uma educação musical de alta qualidade e eficiente, uma capacitação muito bem planejada e um suporte e apoio aos professores tornam-se indispensáveis. Para que nenhum professor fique sem assessoria e possa tirar qualquer dúvida, a editora Ludo disponibiliza plantão pedagógico com profissionais altamente capacitados e especializados em qualquer assunto relacionado ao Programa. Os professores acabam recebendo um método pronto, testado, aprovado e eficiente de educação musical para o ensino infantil até o ensino médio. Tudo foi pensado para que os professores possam realizar um verdadeiro show de ensino musical, de forma que os alunos possam aprender de maneira eficiente, divertida, atraente e consistente.

Uma Interação Diferenciada

Outro ponto a ressaltar é que a proposta do ensino musical vai além do contexto da sala de aula. Ela também envolve a família do aluno. Assim, aluno, família e escola acabam sendo impactados pelo Programa, e este acaba beneficiando uma comunidade inteira.

Sucesso Comprovado em Números

Por conta disso tudo, através do seu Programa Mundo Musical, a Editora Ludo já atendeu, com muito êxito, mais de 100 escolas no Brasil e se faz presente em quase todo território nacional. Realizou trabalho em parceria com 9 prefeituras e hoje ultrapassou a marca de 86 mil alunos participantes do programa. O Programa Mundo Musical também tem um altíssimo índice de 96% de retenção. Isso significa muita satisfação com os resultados encontrados. E, logicamente, estes são frutos decorrentes de um método consistente, testado e aprovado. Por isso, o Programa Mundo Musical é, com certeza, a ação mais eficiente para o ensino de música nas escolas.


1° Salão do Livro em Cuiabá – MT

CuiabaSILVIA LUZ SERÁ PALESTRANTE NO 1º SALÃO DO LIVRO DE CUIABÁ
Gabriel Pensador, Maestro Julio Medaglia e Celso Antunes são outros nomes confirmados para abrilhantar o evento.
A distribuidora Saber com Sabor, realizará entre os dias 11 a 15 de novembro o primeiro Salão do Livro de Cuiabá. Além de palestras com nomes de peso como o Maestro Julio Medaglia, Gabriel o Pensador e Débora Seabra (primeira professora com Síndrome de Down do Brasil e Escritora), haverá apresentações teatrais, musicais e de dança. “O Salão do Livro de Cuiabá é uma grande oportunidade cultural de troca de conhecimento e experiencia.” disse Silvia Luz sobre o evento


Reportagem sobre a capacitação de professores

O Diário Musical chegou em Campo Verde- MT.
As Professoras receberam uma capacitação pela nossa equipe pedagógica.

Confira a Reportagem.


“A Magia da Música visita o MEC”

As autoras da Coleção “A Magia da Música” Suely Domaredzky e Silvia Luz, juntamente ao Maestro Julio Medaglia, foram recebidos em Brasilia, pela Coordenadora Geral do MEC, Edna Borges e Sueli Teixeira Melo, coordenadora do Ensino Fundamenal, e toda sua equipe de Coordenação.

MECNesta ocasião, foi apresentado o projeto de Educação Musical da Editora Ludo, que traz a música como componente curricular. Os livros do 1°ao 5° ano trazem as áreas de conhecimento da música para dentro da sala de aula. Um sistema não engessado de ensino onde os alunos aprendem musica por meio da escuta, execução e reflexão. A interpretação, composição e improvisação, muito vivenciada na proposta, que destaca também a música e sons do Brasil, hinos cívicos, orquestra, interpretes e compositores, folclore, música regional, construção de instrumentos, entre outros.

SegMEC 2undo Sueli Melo, este é um trabalho sério e comprometido, segundo ela, não podemos “banalizar” o ensino de música nas escolas. A professora Edna Borges falou sobre a importância de Projetos como este na Educação do Brasil e manifestou sua satisfação ao ver que existem propostas de real conteúdo prontas para serem inseridas no Ensino Fundamental.

 


A Ludo na China

ludo-chinaAtrás de bons livros sempre existe um grande e infindável projeto de pesquisa. Tratando-se de música o infindável pode ser uma palavra bem justa, ainda mais quando a pesquisa é “In loco”

Que o digam as Educadoras Silvia e Suely que embarcaram numa grande aventura à China, em busca de pesquisas, experiências e vivências do ensino musical no outro lado do planeta!

Mesmo com toda a diferença cultural da China para o Brasil, Silvia e Suely perceberam muitas semelhanças com nossos “Parâmetros Curriculares de Ensino” do Brasil.

Improvisação, escuta significativa, apreciação, o lúdico e o imaginário estão também presentes no enfoque do ensino de música na China. No entando, foi também notado, um precoce virtuosismo nos intrumentos musicais em crianças chinesas (algo que não faz parte do nosso objetivo dentro de sala de aula na realidade Brasileira)

O Evento chamado “ISME” – Internacional Society for Music Education, é bi-anual e uma imensa troca de experiências para os Educadores de dezenas de países que participam.

E a Ludo esteve lá!

Que tal fazer um desafio com seus alunos

Faça esse tubo sonoro de papelão, que imita o som de um Berrante, e depois descubra qual deles sustenta o som por mais tempo! Aproveite e conte também sobre um outro instrumento musical bem parecido: o...

Explore materiais diversos em improvisos rítmicos

Utilize sacolinhas plásticas, papel alumínio, copos de plástico, latas e materiais recicláveis diversos para imitar o som da chuva!(Gotas grossas e gotas finas) utilizando a canção “A Chuva” disponibilizada gratuitamente aqui, do Livro Diário Musical...

Como trabalhar a ferramento música e emoção

Como você trabalha com seus alunos a ferramenta Música e emoção?

Quel tal propor esse áudio, e pedir que eles imaginem uma cena, imagem ou história ao ouvir, e compartilhem com o grupo, aqueles que quiserem.

Logo após você apresenta a versão…